terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Perfil de madre Savina Petrilli, fundadora das Irmãs dos Pobres de Santa Catrina de Sena.



Nasceu em Sena em 29 de agosto de 1851, segunda filha de Celso e Matilde Venturini. Madre Savina é daquelas figuras que <<>> com o tempo, e que fazem história.Simples e decidida, humilde e dotada de ampla visão, deixou-se invadir pelo Espírito, fazendo <> a mensagem: gritar o amor ao pai, conformando sua vida a Cristo imolado,sacerdote eterno.


Um sonho de Deus um chamado ao dom de si mesma
... e Savina se encontrou, no Coração do Amor Crucificado, onde sua alma já morava desde toda a eternidade. Usa imaginação, exuberância e talentos tornando-se construtora deste sonho.

Envolvida pela graça carismática, Savina, deixa-se modelar pelos sentimentos de Jesus sacerdote e vítima. Madre Savina faz-se pobre por amor: sua pobreza se concretiza num alegre serviço que jamais acaba, porque parte de um coração que compreendeu a nudez da cruz,e enxerga Cristo em cada irmão.


NOSSO NOME


Irmãs

Mulheres convocadas por Deus para viver como Irmãs e formar uma família de predileção. Uma família aberta ao acolhimento, à disponibilidade, à gratuidade. Nela encontramos quem reza, quem ensina, quem cuida dos enfermos, quem conforta os anciãos e anciãs e quem indica aos jovens o sentido da vida, e todas formam um só coração e uma só alma.

dos Pobres

As Irmãs dos Pobres tornam-se tais pela disponibilidade em beneficiar os irmãos e irmãs menos favorecidos e, através da caridade, comunicam-lhes Deus. Nada deve dar ao próximo quem não pode dar-lhe Deus. Aos pobres, particularmente, devemos dedicar a nossa predileção, o nosso coração e todo o nosso agir. Nos pobres vemos nosso Esposo de maneira velada.

de Santa Catarina de Sena

Vai, vai com Santa Catarina, caminha sobre suas pegadas e segue-lhe os exemplos!
O convite do Papa Pio IX coincide com o sonho de Savina. Da Santa senense aprenderá a amar o Crucifixo, a Eucaristia, a Igreja e os Pobres.

A Bem-Aventurada Savina Petrilli confia a Família Religiosa, por ela fundada, à proteção de Santa Catarina de Sena.

A herança espiritual de madre Savina não foi abandonada. Uma pobreza como a sua, não se esquece de um dia para o outro, de um século para o outro. Hoje, as Irmãs dos Pobres procuram reviver o mesmo carisma, com a mesma intensidade.


A Congregação possui casas na Itália,Argentina ,Filipinas ,Equador e Índia e Paraguai .
No Brasil são 37 casas:
Brasil Norte - Piauí ,Ceará,Paraíba, Brasília .

Brasil Sul - Pernanbuco , São Paulo ,Bahia , Goiás e Alagoas .
Dentre as 37 comunidades no Brasil: Escolas, Hospitais, Menor carente, Casa de Apóio, Casa de Idosos,Casa de Formação, Assistência e Evangelização com crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário